Google Reader

Google Reader

O Google soltou uma versão mais estável do Google Reader, um aplicativo web para leitura de feeds RSS, a idéia não é inovadora já que existem milhares de aplicativos gratuitos que fazem o mesmo. O diferencial é ser web, que não sei até que ponto é útil neste caso já que o mais legal é ter um ícone no tray icon do Windows avisando de novidades.

O que sempre me impressiona, assim como em outros serviços do Google como o GMail e Google Spreadsheets além de alguns outros, é o uso prático de AJAX (Asynchronous Javascript and XML). Uma junção de tecnologias que certamente trazem ao ambiente web tudo o que era desejado por desenvolvedores e usuários.

Com AJAX e utilização de XHTML standart, a web está ganhando funcionalidades que possivelmente farão que ambientes corporativos possam voltar a um conceito parecido com os antigos terminais burros e servidores “parrudos”. Imagine a empresa na qual trabalho com seus 25 desktops, entre outros 8 em São Paulo e Curitiba utilizando Linux rodando um aplicativo totalmente web na intranet? Seria uma economia absurda de licensas de Windows XP e a solução definitiva para outros incontáveis problemas de infra-estrutura e suporte.

A Microsoft está na briga com o MS Office Live. Mas já existem rumores que dão conta que a empresa de Bill Gates estuda a possibilidade de liberar uma versão básica de forma gratuita. Obviamente é um contra-ataque aos produtos que surgem na web, como o “Word” do site “Writely”, já comprado pelo Google.

Vou tentar tirar algum tempo para testar com maior detalhamento as ferramentas que vou citar no final desse post. Mas por se tratar de algo na minha opinião tão promissor, estou muitíssimo empolgado com as possibilidades. E gostaria muito que estas tecnologias seguissem esse rumo.


GMail: http://gmail.google.com
Google Spreadsheets: http://spreadsheets.google.com
Google Reader: http://reader.google.com
Writely: http://www.writely.com
Gliffy: http://www.gliffy.com
MS Office Live: http://officelive.microsoft.com/