Ativando funções extras no Renault Kwid

É antiga a prática dos fabricantes de automóveis em dividir seus produtos em faixas de preço, retirando itens de luxo, aparência, comodidade e etc para conseguir preços mais baixos. Com o aumento de tecnologia, é comum que algumas opções sejam retiradas dos automóveis por opção de software, e dessa forma é possível, caso o fabricante não tenha desenvolvido uma proteção forte, ativar funções que estão disponíveis em versões mais caras.

Assim acontece com o Renault Kwid, que não possui o computador de bordo ativado na versão Zen, mas para ativar a função, siga o procedimento abaixo demonstrado em vídeo e com informações passo-a-passo em seguida:

Pré-requisitos:

  • Carrorama ODB-2 que pode ser adquirido através do link na descrição do vídeo (https://amzn.to/2PGTjmT)
  • Notebook com bluetooth (link na descrição. Caso seu notebook não tenha Bluetooth é possível comprar um adaptador USB. Vou deixar o link na descrição deste vídeo – https://amzn.to/33Tknrc)
  • Aplicativo DDT4ALL – link na descrição
  • Renault Kwid Zen ou Life – os modelos Outsider ou Intense você não precisa realizar esse procedimento.

Passo a passo:

  1. Conectar o leitor ODB-2 Carrorama. No Renault Kwid, fica localizado dentro do porta-luvas. Basta remover a tampinha e conectar o ODB-2, com o veículo desligado.
  2. Virar a chave, apenas para ligar a parte elétrica – não precisa funcionar o motor para realizar esse procedimento. Você vai reparar que atualmente só existe as opções de hodômetro total e hodômetro parcial (viagem).
  3. Uma vez com o ODB conectado, a parte elétrica ligada, no aplicativo DDT4ALL deve aparecer as portas de comunicação, como mostrado na tela. Selecione a primeira opção e clique no símbolo do Bluetooth. Caso o procedimento não funcione na primeira opção, tente em outras.
  4. Marque a opção que diz “estou consciente de que posso danificar o carro ao usar incorretamente” e clique no botão “Modo Conectado”. Se tudo sair conforme esperado, a conexão entre o software DDT4ALL e o carro será feita e abrirá uma nova janela, onde será realizada a configuração do computador de bordo.
  5. No menu de seleção onde está escrito ALL escolha Kwid BR.
  6. Depois selecione a opção Cluster/TDB, dois cliques e na sequência dê dois cliques na versão 5.0 (primeira opção) e novamente dois cliques no mesmo nome que aparecerá embaixo.
  7. Na caixa Ação escolha General Configuration e depois clique em General Configuration Screen.
  8. Na janela que irá aparecer na lateral, escolha a quarta opção Trip Computer Type, alterando de not used para habilitar
  9. Clique no ícone do Einstein (ativando o modo perito)
  10. Com o modo perito habilitado, clique em ADAC
  11. Desative o modo perito, clicando novamente no Einstein
  12. Se tudo deu certo, agora pressionando o botão do painel do carro você vai observar que vai aparecer as outras informações: autonomia, consumo instantâneo, média km/l, entre outras informações. Importante lembrar que essa informação ficará mais precisa com o passar do tempo, pois a km percorrida até o momento que você realizar o procedimento não entrará nesses dados.