Nem toda peça é igual

Quando abri o cabeçote do meu Omega 4.1 para tirar uma dúvida sobre o sistema de arrefecimento e cabeçote, uma questão que veio à tona foi com relação a junta de cabeçote que seria a adequada para aquele motor.

É quase um consenso popular que as juntas de todos os motores GM 4.1 são iguais, o que não é verdade. Quando comecei a pesquisar com mais profundidade o assunto, acabei descobrindo a existência de um modelo específico para o motor fabricada pela Sabó.

A questão ultrapassa a discussão sobre uma junta de Opala funcionar ou não no motor 4.1 litros do Omega, é claro que funciona. O que fica de dúvida é a razão que um fabricante se daria ao trabalho de desenvolver uma peça específica quando já havia uma existente.

Se não faz diferença porque desenvolveram uma para Omega?

Valeria o desenvolver algo específico se não houvesse algum benefício? Pra mim não parece razoável esperar que haveria investimento de tempo – e consequentemente de dinheiro, em algo que não trouxesse algum resultado diferente.

São sobre estas diferença que falo no vídeo abaixo, das juntas originais GM, conforme a que estava no automóvel, as opções da Sabó e da Fel-Pro.